quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Vamos às "Frances"?

Bem sei que havia escrito que o próximo Post seria sobre o Carnaval de Ovar e as suas fotos. E será pessoal, será!!!!

Contudo hoje ao passear-me pelas fotos no meu arquivo de jantares deparei-me com esta maravilha que é a Francesinha e lembrei-me do SMS que volta e meia algumas das pessoas amigas recebem "Vamos às Frances???"

Pois bem, pensei: "Que belo "pano para mangas" tenho aqui para um post"...



Sobretudo porque o sítio que (há não sei quanto tempo) elegi para este manjar oferece um verdadeiro momento prazer.

Já sei! Querem ver as fotos não é? Sim, já vai! Calma!

Primeiro, tenho de explicar que por razões óbvias não vou dizer o nome do restaurante... Na verdade, basicamente é por um motivo chamado "Egoísmo"... O restaurante é muito pequeno e cada vez que lá vou, mesmo já "tendo conhecimentos", tenho que esperar... muito... sim muito tempo... já cheguei a esperar 1 hora e meia... O que vale é que VALE A PENA!


Só vos posso dizer que é em Canelas e mais vos digo, na condição de EU VOS FAZER UMA VISITA GUIADA ;)


Bom, posto isto e porque o meu blog também é cultural passo a contar-vos a verdadeira História da Francesinha...

Mas antes, e para quem está nesta vida sem saber o que uma Francesinha (Sim é possível!!!!), fica aqui o resumo da descrição: basicamente, constituída por duas fatias de pão de forma, entre as quais se colocam bife de vaca, fiambre, salsicha fresca, mortadela ou linguiça. O conjunto é coberto com queijo e gratina-se. Serve-se coberto por um molho que pode variar conforme quem o faz. É no molho que se encontra
o segredo desta iguaria e guardam-se grandes segredos à volta dele!

E agora a História

O escritor Júlio Couto, num texto divulgado por ocasião da fundação da Confraria da Francesinha, garante que a francesinha é um petisco criado em 1953 por Daniel David da Silva, emigrante em França quando este regressou a Portugal, à cidade do Porto, então empregado do restaurante «A Regaleira», da Rua do Bonjardim (que ainda existe, mas sem a qualidade de outros tempos).

Foi inspirada num sanduíche francês, de nome "Croque Monsieur", e o nome «Francesinha» foi uma homenagem que o "criador" prestou à mulher francesa.

Segundo ele, a Francesa era uma mulher quente, húmida e picante, características principais do seu sanduíche.

O diferencial deste prato está num molho especial afrodisíaco com todas as características latinas do paladar, cujo molho é um segredo guardado a "sete chaves" já que é a alma do negócio.

As francesinhas originais eram feitas em pão (ou molete! ) normal, só há uns anos (bem, já há alguns anos!) é que se usa o pão de forma começando a adicionar o ovo estrelado, as batatas fritas.

(http://www.portugalmania.com/gastronomie/francesinha.htm)

O aspecto normal/habitual das francesinhas é muito variado pelo que dizer que é do tamanho X ou espessura Y é impossível.

Talvez esta foto vos dê uma ideia:





Mas, vou partilhar convosco as "minhas" frances... que têm a particularidade de serem feitas no forno a lenha.

UMA Francesinha


Reparem, no tamanho, reparem no excesso de queijo, reparem no bife (delicioso) a sair fora do pão...




MEIA Francesinha

Continua o tamanho grande, continua o excesso de queijo e o excesso do Bife a transbordar, mas com a diferença que é MEIA!

Nota: Eu não consigo comer uma France inteira!!!!!



Claro que para acompanhar não podia deixar de ser senão a verdadeira a autentica Bejeca...

Nota: sempre que lá vou e porque no inicio ia sempre com uma amiga, agora o Sr que nos serve apenas pergunta: "Uma preta e uma branca?" - Vocês perguntam: "Uma quê? Bejeca?"

Resposta: Não! UMA CANECA


Bom e posto isto, só me resta desejar-vos um bom almoço ou jantar, dependendo da hora!

9 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Então para quando é que está marcado a ida às fancesas??

1:34 da tarde  
Blogger Fátima Belém disse...

Meu caro.... isso não é bem assim, temos de negociar... ;)

2:44 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Gostei do texto mas adorei as fotos. Agora valia a pena fazer um mapa das boas frances. Sugiro já mais uma: Bufete Fase na Rua Sta Catarina no Porto.

2:46 da tarde  
Blogger Fátima Belém disse...

Bela ideia!

Estou receptiva a sugestões! ;)

3:06 da tarde  
Blogger BruMau disse...

Pino Vai no Furadouro - fui lá ontem!!!

3:54 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

ai, vou ser sincera... nao li tudo o que escreveste, sei apenas que falas de francesinhas. Depois queixa-te que estas gorda:PpP
Bem, eu tenho o sermao do padre antonio vieira aos peixes para estudar e por isso n tou com muita pachorra para escrever, mas, por ser para ti, para a minha prima querida e maravilhosa eu até arranjo um tempinho e umas palavrinhas sublimes que claro, demonstram o meu enorme sentimento por ti, que és como um exemplo que eu sigo de respeito, amor, carinho, amizade e alegria. Bem minha querida prima que eu tanto gosto, um milhao de beijinhosss para ti.*** Joana:)

6:24 da tarde  
Blogger Fátima Belém disse...

ai que lindaaaaaaaaa... até me fizeste vir as lágrimas aos olhos, com tanto exagero....

estuda então! e se precisares de ajuda já sabes!

E já sabes também que volta e meia tens de cá vir ler o que escrevo!

uma beijoca grande

6:31 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Claro que venho... vou ser uma visitante assidua:p*

Bem...os peixes esperam-me!!

eu gosto de ti óh primaça!!* Joana

6:42 da tarde  
Blogger mnica ;* disse...

ai minha linda que eu estou de baba a escorrer!!!

Se eu disser que estou grávida dá para acelerar a negiciação?

(brincadeira a da gravidez!!)

Jinhos e obrigada por me adicionares ao teus link... uma coisa é certa- os meus post's não serão tão deliciosos!!!

Jinhos ;*

12:28 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial