domingo, fevereiro 12, 2006

O Dia de S. Valentim


Por incrivel que pareça, vou escrever sobre o Dia de S. Valentim

Pensei algumas vezes antes de o fazer, dado fluxo de informação, publicidade e artigos, que nestes últimos dias têm surgido à minha frente...

Mas pensei e pensei e decidi escrever... Afinal não tenho culpa que toda a gente decida escrever sobre o mesmo... Prometer que escrevo algo original também não o faço, pois já vi muita coisa gira e com muita criatividade.

Bom, para começar tenho a dizer que por ser uma romântica incorrigível, não concordo que o Dia de S. Valentim seja só "mais uma estratégia comercial", mesmo sabendo que o é um pouco... mas então é como o Natal... Toda a gente se queixa de consumismo, mas acabamos por nos deixar influenciar pelo espírito.

E mesmo acreditando que, todos os dias são óptimos para dizermos o quanto gostamos de alguém, penso que, já que ele existe, deve ser vivido de forma especial... Também acho que, para os menos resistentes, (ou chamemos-los de românticos incuráveis), esta é uma data que influencia e cativa, é um dia em que se prepara como mostrar os sentimentos, de preferência de uma forma original, especial e única.

A verdade é que é mais fácil tentar escapar à celebração da data, dando como desculpa que é mais "uma estratégia especial", ou então que "o Dia dos Namorados deve ser celebrado todos os dias", porque de facto dá algum trabalho pensar ou preparar algo diferente. A verdade é que a celebração todos os dias, ou num outro dia qualquer, não acontece ou porque se está numa fase mais stressada, ou porque um ou outro não está para aí virado por qualquer problema... a verdade é que tal como o Natal, o Dia dos Namorados é quando o Homem quiser, mas isso não se verifica.
Portanto, o que custa dizerem o que sentem de uma forma especial à pessoa ao vosso lado? Ou mesmo a uma simples amigo/a por quem sentem algo diferente?

Não acho que seja necessário comprarem prendas e com isso meterem-se na azafama das compras do Dia de S. Valentim. Usem a imaginação, produzam a vossa própria prenda...Homens, se querem dar flores, não precisam de um bouquet todo pimposo! Porque não uma única flor, no encontro desse dia, acompanhada com um abraço forte e sentido, um olhar mais profundo e/ou uma palavra mais terna do que é habitual???? Ou então porque não essa única flor pousada no tabuleiro do pequeno almoço servido na cama???


Ok, pronto, já sei.... ando a ver romances a mais!!! Então porque não um simples postal ilustrado com umas palavras bonitas? Mesmo que sejam aquelas que supostamente dizem todos os dias (já que afinal o dia dos namorados é todos os dias e o demonstram todos os dias). Não é bom um dia mais tarde reler o que foi deixado em papel como prova do que existia em tempos? Quem sabe isso não reacende a chama que possa estar apagada? Quem sabe se isso não vos faz ficar com saudades do que já existiu e não vos dê alento para tentarem lutar pela relação se esta parecer estar apagada????(Sim, porque isso acontece!!!!!!!)... Não é suposto dar-mos tudo por tudo numa relação? (eu acredito que sim...)

Acreditem que a produção da própria prenda tem algo de mágico em nós, e no outro... Talvez no início pareça ser uma chatice porque não se sabe o que fazer de diferente, porque nada ocorre, mas depois de começar, a magia começa a surgir...

Tenho pena e entristece-me muito ter perdido esse "vício" que tinha de escrever... Primeiro escolhia um postal a dedo, um que fosse lindo de morrer que me desse vontade de o comprar para mim própria, depois é só deixar as ideias, os sentimentos fluirem pela caneta... Infelzimente a maturidade tira-nos algumas coisas que antes nos fazia sermos puros na partilha dos sentimentos e essa foi umas coisas que me roubou...

Para quem não tem namorados/as ou alguém que gostem especialmente, conservem esse desejo secreto de que se tivessem ou quando tiverem, comemorarão o Dia dos Namorados de uma forma especial... para além de o fazerem todos os dias claro (!!!!!!!!!!)

Talvez eu própria me deixe iludir porque esse desejo secreto tenta a custo "fazer-se ouvir"... talvez eu própria recalque essa vontade por medo de como será recebida uma manifestação de carinho feita de forma artesanal e infantil.

Celebrem o dia 14 de Fevereiro e ponto final!

História do Dia de S. Valentim

A Igreja Católica reconhece três santos com o nome Valentim, mas o santo dos namorados parece ter vivido no século III da nossa era, em Roma, tendo morrido como mártir em 270. Em 496, o papa Gelásio reservou o dia 14 de Fevereiro ao culto de S. Valentim.

Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador Cláudio II. Cláudio queria constituir um exército romano grande e forte; não conseguindo levar muitos romanos a alistarem-se, acreditou que tal sucedia porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias para partirem para a guerra.

E a solução que encontrou, foi proibir os casamentos dos jovens! Valentim ter-se-á revoltado contra a ordem imperial e, ajudado por por S. Mário, terá casado muitos pares em segredo. Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado a 14 de Fevereiro.

A lenda tem ainda algumas variantes que acrescentam pormenores a esta história. Segundo uma delas, enquanto estava na prisão Valentim era visitado pela filha do seu guarda, com quem mantinha longas conversas e de quem se tornou amigo.

No dia da sua morte, ter-lhe-á deixado um bilhete dizendo «Do teu Valentim».

Diversas e diferentes são as formas e usos de celebrar este dia no mundo; a título de exemplo, na Itália é habitual reunirem-se à volta de um banquete e celebrar o amor e a amizade. Na Inglaterra, as crianças recebem doces dos pais e é tradição beijar seis pessoas antes da meia-noite, para obter felicidade na vida amorosa. Na Dinamarca o presente mais famoso são as flores prensadas, designadas por flocos de neve.

E em Portugal é sobre forma de chocolates, flores, cartões, peluches, etc...

Qualquer que seja a forma, vai ser bem recebida... o importante é demonstrar o quanto queremos alguém... festejar o dia e o que sentimos e acima de tudo fazer com que esse alguém se sinta muito especial...


E como não podia deixar de ser, termino com uma declaração a alguém especial...

"Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?"
(Fernando Pessoa)


E talvez um pedido...
"Ama-me quando eu menos o merecer, porque será nessa altura que mais necessitarei."
(Dr. Jeckyll)

5 Comentários:

Blogger mnica ;* disse...

também para ti, minha Linda!!!

(e então? dia 9 de Abril? Não é dia de namorados mas é dia de bikes... é desta que te conhecemos?

hei... eu não vou pedalar! vou... vou para o convivio!!!!)

Jinhos ;*

11:05 da tarde  
Blogger Fátima Belém disse...

Hum... 9 de Abril? Olha era uma boa ideia!!!!

Mas atenção EU não vou pedalar, muito menos BTT.... se for, vou pas fotos e para a reportagem :)

Logo veremos ;)

10:24 da manhã  
Blogger BruMau disse...

Bem Fátima, confesso, tocou-me...

Quanto ao Btt, não é veremos é... iremos!!! :)

8:04 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Lindo...

11:29 da manhã  
Blogger BruMau disse...

Pois, caso não saibas (ficas a saber agora lol) o teu nome ja está na lista de convidados para 9 de Abril...
Não convinha então planeares nada para esse domingo...

lol

10:00 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial