segunda-feira, outubro 24, 2005

Passeios Pedestres

No Trilho da Penoita em Vouzela

Quase no final de mais um mês, eis que surge uma inspiração para "postar" e cumprir a periocidade de um "post" por mês...

Desta vez vou partilhar uma experiência, felizmente já tão conhecida de milhares de pessoas: Os Passeios Pedestres.

É certo e sabido que estes passeios pelo meio da natureza são uma fonte de energia, aventura, diversão, cultura ambiental... e que aprendemos a respeitar a natureza. Será impossível ficar indeferente a determinados fenómenos e paisagens com dimensões que nos transpõe.

Aliado a isto caminhar é o primeiro passo para deixarmos de ser sedentários.

Isto porque caminhar alivia as tensões, traz prazer e bem-estar, ajuda a controlar o peso e fortalece os músculos e o coração. É uma actividade simples que, feita de forma programada, proporciona excelente condicionamento físico. (Já agora para os interessados na Saúde VS Desporto aconselho lerem o artigo: "Saúde e Desporto").

Afinal de contas "Andar é o exercício mais natural do Homem, não exige investimentos avultados em equipamento, permite um convívio franco com a Natureza que é muito diversificada, e acima de tudo, é um beneficio para a saúde"...

Contudo e apesar de ser desportista q.b., gostar de aventura, diversão e todas essas componentes típicas de actividades de ar livre, nunca me senti motivada a participar. Por preguiça? Sim. Talvez... Ok admito!!!

Este fim de semana, com muito afinco de amigos e claro, força de vontade minha (porque sair da cama às 8 da matina num domingo é dureza), lá decidi entrar nessa aventura. Assim, e porque a Associação dos Amigos do Cáster, entre inúmeras actividades, organizou o Ecopasseio pelo Trilho da Penoita em Vouzela, a aventura começou.

Digo "começou" porque o resultado do passeio foi, na minha opinião muito positivo e para continuar. Custou? Sim... não digo que não. Teve partes duras... subidas, descidas, pisos de pedras, de lama, mais subidas, descidas... No entanto e tal como já "Os amigos do Caster" nos davam a conhecer no seu blog (amigosdocaster.blogspot.com): "A paisagem composta por bosques, charcos, montanha e prados caracterizam este percurso de elevado valor conservacionista."...



E sim confirmo que "... esta mancha arbórea abriga um sub-bosque propícia ao desenvolvimento de espécies de cogumelos tais como o Boleto e a Amanita."

Realmente conhecemos o Dólmen da Malhada do Cambarinho, monumento megalítico e o menir Bicão dos Conqueiros.



Não me supreendeu que o passeio tivesse corrido bem, já que uma actividade deste genero cativa e dá vontade em apostar no empenho do ínicio ao fim, desde a organização até ao convívio.

Numa pesquisa rápida nesta tão nossa amiga Internet, encontrei milhares, mais concretamente 17 700 resultados deste tema: Os Passeios Pedestres.

Confirmei que as as Câmaras, organizações, associações, etc, etc... até as próprias pessoas a título particular procuram "entrar" na natureza, disfrutar o que no dia-a-dia tantas vezes desejamos: o silêncio...

Ontem pensei (e disse-o algumas vezes) "Oiçam o silêncio!!!" É uma expressão estranha e até um pouco controversa, já que ouvir implica som... No entanto, estou certa de que, tanto ontem, como agora que lêem isto, percebem o verdadeiro sentido da expressão...

Ouvir, sentir, disfrutar de um silêncio no cimo de um monte, rodeado de verde, numa paisagem que a vista não consegue alcançar tudo, é apenas digno de quem procura descobrir esta maravilha.

Uma maravilha que acho que nos chega a viciar e fazer por viver mais vezes do que habitualmente nos propomos.

Já para não falar do cheiro... tão bom... ou quase tão bom (na minha opinião) como o cheiro da maresia no inverno...

Mas este também nos enche os pulmões e quem sabe os purifica... pena que as máquinas de fotografar ou filmar não captem este cheiro... Seria giro arquivar as fotos e ao abrir sentir o aromar daquele momento.

No entanto, não pode ser e isso não implica que cada vez que aderirmos a uma actividade ao ar livre a nossa memória não vá buscar a pasta "aromas" ao cérebro e nos lembremos então do aroma tipico de outras alturas.

E posto isto, acho que se resume que valeu a pena o esforço, as dores musculares, o cansaço que ontem tantas vezes se ouviu. A meu ver e, certamente ao ver de muita gente que alinha nestes passeios, será algo a repetir... E eu espero estar lá.

Já agora e porque recentemente descobri o prazer de pedalar, cá esta outro tema que desafio a dissertar e que por agora contenho-me para não o fazer... Quem sabe no próximo "post".

Assim termino dando o incetivo a participar nos passeios ao ar livre que para além de todos os detalhes acima descritos (saúde, natureza, silêncio, cheiro, paz), ainda nos proporciona boa disposição e nos faz rir... e afinal: rir também contribui para uma saúde melhor!!!!

Já agora que estou lançada: Estudos recentes, desenvolvidos por universidades norte-americanas, têm vindo a comprovar as virtudes do riso. Uma gargalhada activa a musculatura facial, dos braços e do tórax, aumenta a quantidade de oxigénio e de sangue que irriga os tecidos e órgãos do nosso corpo.

O bom humor interfere, de facto, no nosso organismo: é que quando se dá uma reacção positiva, entram em campo as endorfinas, substâncias que actuam nos terminais nervosos das células, responsáveis pela sensação relaxante que sentimos depois de uma gargalhada.

Aqui fica um sorriso!!!!